Descubra o que é Visual Merchandising, tipos de estratégias que pode utilizar e como aplicar as técnicas para vender mais!

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Visual Merchandising é a ciência e a arte de organizar e apresentar produtos de forma atrativa e atraente um termo usado para descrever a atividade de planejamento, execução de layouts e displays em lojas.

03 fevereiro, 23 | Leitura: 15min

A utilização do VM geralmente é utilizada para fins de Promoção e Marketing e tem como objetivo influenciar as compras do consumidor, aumentar as vendas, aumentar o reconhecimento da marca e consequentemente gerar mais lucro.

Sabe aquele espaço que todo mundo imagina que é o Vitrinismo, aquele espaço na frente onde a gente faz a decoração, faz a exposição e aí muitos ramos de atividade acham que não precisam trabalhar o Visual Merchandising, só que na verdade VM na minha concepção aí de 20 anos de experiência, ele é muito, muito, muito mais do que isso.

O Visual Merchandising sempre esteve muito ligado ao mercado da moda onde são utilizadas Técnicas Cenográficas e também trabalham fortemente a Programação da Comunicação Comercial no PDV utilizando técnicas de exposição de produtos e incorporando variáveis associadas também ao Marketing Sensorial trazendo a tona a experiência do cliente de forma muito enaltecida e assertiva utilizando o Marketing Emotivo a favor do fortalecimento da Marca e o incremento nas Vendas.

Todos estes fatores associados tornam a Experiência do Cliente algo inesquecível e colabora para criar conexão entre a loja Física e as Redes Sociais, criando pertencimento e autoridade para a Marca e os produtos que oferecem.

Temos que lembrar que o aspecto visual como o próprio nome indica é o principal fator a ser trabalhado, porém podem ser trabalhados e estimulados ainda outros sentidos, através de técnicas que podem ser utilizadas com o intuito de alcançar melhores resultados e alavancar as vendas.

Historia do visual merchandising: como surgiu e evoluiu

Entenda melhor o que é o Visual Merchandising

Visual-merchandising - uma demonstração do cliente casa da árvore
Visual Merchandising na loja Casa da Ârvore

Visual Merchandising tem a ver com todas as ações que você faz tudo o que você leva para o seu cliente, seja trabalhando a parte sensorial, seja o olfato, seja a parte visual, seja o tato, seja tudo aquilo que trabalha, colaborando para que o seu cliente te enxergue, para que você se destaque seria um conjunto de ações que são realizadas para que a sua loja se transforme, para que a sua loja se destaque junto a essa imensidão dos demais iguais a você.

E hoje, nessa era digital, isso é de extrema relevância, isso é de extrema importância, então se você quer trabalhar o Visual Merchandising em sua sua loja, seja um comércio ou negócio, você precisa se preocupar com algumas coisas fundamentais.

E foi ai nessa minha longa jornada como consultora de gestão do visual de lojas voltado para venda, trabalhando o Visual Merchandising no contexto geral, que criei a Mentoria Fórmula Dado que trabalha o desejo pelo produto, atitude de empreender, a decoração que ajuda a vender e a organização.

Historia do visual merchandising: como surgiu e evoluiu

visual merchandising – uma demonstração da evolução
Visual Merchandising ilustração de sua Historia

Visual Merchandising surgiu no século XIX às lojas sentiram a necessidade de começar a mostrar o seus produtos ao público e melhorar a exposição dos mesmos para despertar o desejo, na época o processo comercial não era focado no autosserviço e, portanto com as mudanças começaram a expor os produtos de forma mais evidente em arcadas feitas em ferro e vidro o que dava mais espaço para expor os produtos e de forma mais destacada criando assim as primeiras Vitrinas.

Assim o Visual Merchandising pode ter surgido através da necessidade da exposição dos produtos e da necessidade de criar maior destaque de forma mais evidente e elaborada, também criando estratégias não somente de exposição, mas que contribuíssem para atrair mais a atenção do público alvo e, além disso, transmitir aos clientes a mensagem que desejavam passar de forma correta e assertiva.

A evolução do Visual Merchandising

A evolução do Visual Merchandising tem sido constante ao longo dos anos, vou te mostrar algumas das principais etapas na evolução do visual merchandising:

Etapas da evolução do VM:

Início (século XIX): No início, as lojas começaram a usar decorações elaboradas, vitrines e displays para atrair a atenção dos clientes, onde o objetivo principal era destacar produtos de maneira atraente e criar uma imagem de marca forte para a loja.

Evolução do Visual Merchan (século XX): Com o tempo, o Visual Merchan evoluiu para uma abordagem mais estratégica, com foco na criação de experiências de compras atraentes isso incluiu a utilização de técnicas de design de interiores, iluminação e disposição de produtos, bem como a inclusão de elementos de entretenimento e interação.

Visual merchandising digital (século XXI): Com a popularização da internet e do comércio eletrônico, o Visual Merchandising evoluiu para incluir a apresentação de produtos em ambientes virtuais, como sites de comércio eletrônico e aplicativos de compras, se tornando um Visual Merchandising Digital incluindo a criação de uma experiência de compra atraente e efetiva através da apresentação e disposição de produtos em um site ou aplicativo.

Visual Merchandising Omnichannel (atual): Atualmente, o Visual Merchandising está evoluindo para uma abordagem Omnichannel, que combina elementos de Visual Merchandising físico e digital para criar uma experiência de compra coerente e integrada para os clientes, independentemente do canal que eles escolham para comprar.

O VM se tornou uma ferramenta essencial e de extrema importância que pode e deve ser utilizada em empresas de todos os setores e tamanhos.

Qualquer Ramo de Atividade pode usar o Visual Merchandising como Ferramenta de Vendas?

Sim, todo e qualquer Ramo de atividade pode se utilizar do Visual Merchandising para transformar o sua Loja em um PDV e incrementar as suas vendas.

O Visual Merchandising pode e deve ser trabalhado para através das suas técnicas de exposição dos produtos, marketing emotivo, e ações que utilizem a parte sensorial dos sentidos do corpo humano ajudem a chamar a atenção e assim atrair novos clientes para o estabelecimento.

Estas ações precisam ser pensadas com antecedência e programadas de forma ordenada, seguindo as técnicas da metodologia DADO para que se consiga alcançar o maior êxito nas ações propostas.

Trabalhar um cronograma de atividades a serem executadas ajuda a não deixar pontas soltas e realizar as tarefas com antecipação evitando problemas.

Desenvolver um calendário anual com as datas e ações que desejam realizar também é um fator importantíssimo para que o Visual Merchandising tenha sucesso na sua aplicação, use principalmente datas especiais que façam sentido para o seu nicho de mercado e que acabam passando despercebido, surpreender com campanhas em datas inusitadas sempre é um fator relevante no Visual Merchandising.

Antecipação é muito importante, por isto um calendário programado com as datas que irá trabalhar durante o ano lhe dará tempo para se programar e usar toda a sua criatividade em Campanhas baratas e de alta performance junto ao seu público, sempre procure fazer campanhas variadas e utilize todas as ferramentas e técnicas possíveis que o Visual Merchandising pode lhe oferecer, quanto mais variadas as suas campanhas mais irá conseguir atrair a atenção do seu público e criar pertencimento e autoridade no seu meio, use a criatividade, explore o Visual Merchandising em toda sua totalidade e irá fortalecer muito a sua Marca e se tornar o “DESTAQUE NO SEU SETOR”.

Visual merchandising: O que faz

Um profissional de visual merchandising é responsável por planejar e executar a apresentação de produtos em lojas físicas e vitrines, ele se utiliza de técnicas de design e estratégias de marketing para destacar os produtos de maneira atraente e eficaz, pode também fornecer treinamento para equipes de vendas sobre como apresentar e destacar produtos, criar campanhas publicitárias e eventos para atrair clientes.

Pode também monitorar as vendas e o desempenho de produtos para identificar tendências e oportunidades de melhoria, atualizar periodicamente o layout e a apresentação de produtos para mantê-los atraentes e relevantes.

Pode trabalhar com ferramentas digitais, como Google Analytics e outras para analisar dados e tomar decisões estratégicas.

Um profissional de visual merchandising também pode trabalhar com tecnologias de realidade virtual aumentada para melhorar a experiência do cliente.

Portanto, investir em visual merchandising é essencial para quem quer ter sucesso no mundo do varejo.

Quer se tornar um profissional em Visual Merchandising?

Um profissional de visual merchandising deve estudar técnicas de design e apresentação de produtos, tendências de moda e design, estratégias de marketing e vendas, e comportamento do consumidor.
Também é importante para um profissional de visual merchandising participar de treinamentos e eventos relacionados ao setor, bem como estar sempre atualizado sobre as tendências atuais e inovações no campo.
Além disso, é importante ter habilidades em comunicação e trabalhar em equipe, pois muitas vezes é necessário colaborar com outros departamentos e equipes de vendas.

Mais lembre-se um profissional de VM tem que começar de baixo para cima com a base, que é a organização, pois o Visual Merchandising tem que mostrar pro seu cliente tudo àquilo que você quer que ele veja, quando você trabalha bem técnicas de visual merchandising, você se preocupa com a experiência que o cliente vai ter dentro da sua loja desde lá de fora.

Veja exemplos de campanhas para Visual Merchandising.

Campanha de VM para o dia dos Avós

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